Olá pessoal,

Essa semana me deparei com um problema e achei interessante compartilhar a solução. Administro alguns bancos de dados MySQL distribuídos, com versões diferentes, da 5.0 até a 5.6.

Já a parte de backup é realizada centralizada ou seja, tenho um servidor dedicado que realiza o backup de todos os databases MySQL. Nesse servidor específico, utilizo a versão 5.1. O problema surgiu, quando precisei atualizar alguns bancos para a versão 5.6. Após a atualização, o servidor central de backups passou a apresentar erro nos bancos 5.6. Segue abaixo o erro apresentado:

Acontece esse erro porque na versão 5.6, foi removida a opção “SET OPTION” e no meu caso, a versão client que utilizo, envia o comando SET OPTION durante sua conexão.

Obviamente, a solução mais rápida e recomentada é atualizar o client para a versão mais atual, pois corrige esse “problema” e é compatível com as versões anteriores de servidores. No meu caso, não foi aplicável, pois no servidor central de backups roda uma aplicação que ainda não está homologada para a versão 5.6 do MySQL.

Adotei uma solução simples, mas que precisa ser bem testada para não ter surpresas futuramente. Como meu client é executado em uma distribuição linux, fiz uma cópia de segurança do binário mysqldump, editei o arquivo original com o VIM, procurei por “SET OPTION” e apenas alterei o S por # ficando “#ET OPTION”, salvei o binário e saí do VIM. Após essa simples alteração, consegui realizar o backup das versões 5.6 do MySQL.

Reforço a necessidade de testes após o backup, restaurando os arquivos para garantir a segurança de seus backups.

Espero que essa dica seja útil para vocês.

 

Léo Lopes