Olá pessoal,

Estive no último sábado 31/08/2013, no Rio de Janeiro para o evento SQL Saturday #245. Como não poderia ser diferente, o evento foi um sucesso. Palestras e palestrantes de altíssimos níveis. A variedade dos assuntos foi grande, bem como seus níveis de dificuldades. O evento foi realizado na UVA – Universidade Veiga de Almeida, e como não era para ser diferente, com grande número de participantes.

Infelizmente foi impossível participar de todas as salas (são 3 simultâneas), mas acredito ter feito uma boa seleção das sessões.

Iniciei com a palestra da Erika Madeira da Microsoft Brasil com o tema “SQL Server 2014 – Fique por dentro”. Um overview do que vem por aí na nova versão dessa fabulosa ferramenta. Já temos a versão CTP1 disponível para download e estou muito animado com essa nova versão.

Em seguida, assisti a sessão do Luan Moreno. O tema “Hekaton – Um novo paradigma”, aborda o novo recurso in-memory do SQL Server 2014 para ambientes OLTP. Foi incrível ver as melhorias de performance com esse recurso.

Logo após o almoço, tivemos a demonstração da ferramenta da empresa Confio, representada no Brasil pela Mainwork. Ferramenta voltada para performance de banco de dados. Vale a pena pesquisar e conferir. A demonstração foi conduzida pelo Oduvaldo, um “figuraça”, muito simpático e atencioso, inclusive, valeu pelo broche!! (rsrs)

Aí tivemos o momento “frita cuca” com o Fabiano Amorim. Sua sessão “SQL Server 2014 – Novidades no Query
Optimizer”, demonstrou correções, melhorias e o que ainda pode-se melhorar no otimizador de consultas na versão 2014 do SQL Server. Sempre muito técnica, mas bem explicativa, não deixou a desejar em nada no conteúdo e demonstrações.

A última sessão do dia, foi do Diogo Nogare, com o tema que tinha mais expectativa em assistir, “BigData – Por onde começar”. Eu ainda estava “muito cru” nessa nova tendência, e apesar de um problema técnico o Diogo não ter conseguido realizar as demos, o conteúdo apresentado nos deu uma grande noção e direção sobre esse tema. Além de ser a sessão mais divertida do evento.

Como de praxe, ao final de cada sessão e ao final do evento, tivemos o sorteio de vários brindes, inclusive alguns muito legais. E o melhor, eu tive a grande alegria de ganhar um pendrive com as sessões do Pass SUMMIT 2012.

Brinda - Pass Summit 2012

Brinde – Pass Summit 2012

Também gostaria de deixar registrado meus parabéns a todos os organizadores do evento, palestrantes e voluntários, em especial ao Dennes da Buffalo.

Abraços

Léo Lopes