Olá pessoal,

 

Passei por uma situação interessante, e achei bacana compartilhar com vocês, pois além de demorar um pouco para chegar na solução, achei pouca documentação sobre isso.

Bom, na empresa onde trabalho, temos alguns servidores virtualizados utilizando ESX VMWare versão 5 como base. Em um desses servidores, foi necessária a instalação de um modem 3g, para envio de SMS por uma determinada aplicação. Normalmente em ambientes windows, quando colocamos esses modems na porta USB, ele automaticamente se instala e já habilita para uso. Porém isso não acontece automaticamente no ESX. Isso devido sua configuração nativa, que inicialmente reconhece como um “disco”, para depois de verificado os drivers, alterar o dispositivo para modem. E como o ESX reconheceu esse cara como um “disco”, não consigo atachar esse dispositivo como USB nas máquinas virtuais. Outro problema é a limitada interface existente no ESX que, nessa situação, dificultou muito.

Uma maneira de driblar isso, é editando as configurações de inicialização do modem no flash interno. Para tal, conecte o modem em um computador que já tenha instalado os drivers, e com o Putty (ou qualquer outro aplicativo para conexão SSH), conecte nesse dispositivo através da porta COM (ver no gerenciador de dispositivos qual foi a COM conectada). Após conectado, é só digitar AT+ZCDRUN=8 e pronto. Na próxima vez que conectar esse dispositivo, ele iniciará automaticamente como modem no ESX e assim ficará como um dispositivo USB.

IMPORTANTE: Com essa opção habilitada, você não conseguira mais instalar os drivers através dele mesmo em novos computadores. Para desativar, siga o mesmo procedimento, porem utilizando o comando AT+ZCDRUN=9.

Depois de realizado esse procedimento, foi só indicar no vSphere a porta USB para o servidor que necessitava desse modem.

 

Espero que ajude outras pessoas. Se alguém tiver alguma dúvida, estou a disposição.

Abraços,

 

Léo Lopes