Microsoft O Exchange Server 2010 inclui o serviço de Descoberta Automática, que simplifica o configuração do celular retornando as configurações de sistema necessárias depois que o usuário inserir o endereço de email e a senha. O serviço de Descoberta Automática está habilitado por padrão no Exchange 2010. Procurando mais informações sobre como gerenciar o serviço de Descoberta Automática? Consulte Gerenciando o Serviço de Descoberta Automática.

Se o seu celular oferecer suporte para Descoberta Automática, você poderá configurá-lo para sincronizar com o Exchange 2010. A figura a seguir mostra esse processo de sincronização.

Usando a Descoberta Automática com Exchange ActiveSync Visão Geral da Descoberta Automática no Exchange ActiveSync
  1. O usuário insere o endereço de email e a senha no celular.
  2. O celular se conecta a um servidor DNS raiz para recuperar a URL para o serviço de Descoberta Automática e o endereço IP para o domínio de usuário.
  3. O celular usa uma conexão SSL (Secure Sockets Layer) para se conectar através do firewall ao diretório virtual do serviço de Descoberta Automática. O serviço de Descoberta Automática monta a resposta XML com base nas configurações de sincronização do servidor.
  4. O serviço de Descoberta Automática envia a resposta XML através do firewall por SSL. Essa resposta XML é interpretada pelo celular, e as configurações de sincronização são configuradas automaticamente no celular.
    Aa997473.note(pt-BR,EXCHG.141).gifObservação:
    A capacidade de usar a Descoberta Automática depende do sistema operacional do celular. Nem todos os sistemas operacionais para celular compatíveis com a sincronização com o Exchange 2010 dão suporte à Descoberta Automática. Para mais informações sobre sistemas operacionais que oferecem suporte à Descoberta Automática, entre em contato com o fabricante do celular.
    Aa997473.note(pt-BR,EXCHG.141).gifObservação:
    O Windows Mobile 5.0 não é compatível com a Descoberta Automática.

 

Um Abraço e até a prox.

 

Marcelo Nogueira.