Olá pessoal,

Nesse artigo, estarei abordando rapidamente a instalação do Zabbix. Esse artigo é uma porta de entrada para outros artigos direcionados a monitoramento de sistemas operacionais e bancos de dados.

 

O que é Zabbix?

Zabbix é um sistema de monitoramento de código aberto. Sua interface é web, muito simples e intuitiva. Com ele é possível monitorar servidores, equipamentos, softwares e muito mais. O monitoramento pode ser realizado através de seu próprio agente, através de SNMP ou IPMI. Com o agente do Zabbix, é possível monitorar diversos recursos dos servidores, como disco, memória, rede, softwares, serviços e aplicações, além do que também podemos criar scripts customizados, para atender uma necessidade específica. Na área de banco de dados, podemos monitorar todo o comportamento dos principais SGDBs.Além de monitorar, no Zabbix é possível criar alertas para comportamentos anormais de tudo que está sendo monitorado, e também enviar esses alertas por e-mail, SMS ou Jabber (gtalk). Essa característica é muito importante, pois podemos agir proativamente, e termos uma ação rápida em casos de problemas.

 

Vamos a instalação na prática:
Vamos utilizar uma máquina virtual Ubuntu 11 Server com MySQL. O servidor foi configurado com 512 MB de memória e disco rígido de 20GB. Recomendo a utilização do Zabbix em linux, primeiro por não ter gastos com licenças, e depois porque como é desenvolvido em PHP, nativamente seu funcionamento ocorre melhor no apache.
Após o servidor Ubuntu instalado e atualizado, vamos instalar todas as dependências necessárias para o Zabbix. Seguem os comandos que utilizaremos para instalação no Ubuntu:

 

  • sudo apt-get install build-essential
  • sudo apt-get install mysql-server

Será perguntado qual será a senha do root do mysql. Tome nota da mesma, pois ela será necessária durante a instalação do Zabbix

  • sudo apt-get install libmysqlclient15-dev
  • sudo apt-get install php5
  • sudo apt-get install php5-gd
  • sudo apt-get install php5-mysql
  • sudo apt-get install snmp
  • sudo apt-get install libsnmp-dev
  • sudo apt-get install snmpd
  • sudo apt-get install libcurl4-openssl-dev
  • sudo apt-get install fping
  • sudo apt-get install zabbix-server-mysql

Durante a execução desse último comando, será solicitada algumas informações. A primeira é a configuração do dbconfig-common. Primeiro será solicitada a senha de root do banco de dados Mysql configurado anteriormente. Após será solicitada qual a senha desejada para o usuarios do zabbix que fará acesso ao mysql.

  • sudo apt-get install zabbix-frontend-php

Ao executar essa instalação, primeiro será questionado qual banco de dados utilizado, no nosso caso MYSQL. Depois, será solicitada a senha que você definiu no passo anterior para o usuário do Zabbix.

  • sudo apt-get install zabbix-agent

Instalação finalizada!!!


Agora iremos acessar o painel do Zabbix. Em um navegador qualquer, digite http://<IP_do_servidor>/zabbix . Você será direcionado para a tela de login. O login inicial é Admin e senha zabbix. Explorem bastante esse painel, pois é muito importante estarem bem ambientados quando começarmos os posts de monitoramento.

Bom pessoa, esse foi um post bem superficial sobre o que é o Zabbix e como instalá-lo. A ideia é apenas apresentar essa grande ferramenta, pois teremos outros artigos direcionados a monitoramento de servidores, bancos de dados e serviços. Para maiores informações sobre o zabbix, acessem http://www.zabbix.com

Até a próxima

Léo Lopes