Vamos entender o que é a verificação de DNS Reverso: Todo servidor DNS pode hospedar Zonas DNS diretas, onde a consulta é feita à partir do nome e o servidor DNS retorna o IP correspondente. Por exemplo: Para um registro do tipo A (Registro de Host IPv4), em uma zona de nome Contoso.com.br temos a seguinte informação:

Server1 = 192.168.0.10 (RegistroA)

Logo, se você der um ping em server1.contoso.com.br, verá um ping sendo executado para o endereço 192.168.0.10.

A Zona DNS do tipo Reversa, é justamente o inverso. Para um registro de Host em uma Zona DNS Reversa temos um registro do tipo PTR. Logo, em uma Zona DNS Reversa 192.168.0.X temos:

192.168.0.10 = Server1.contoso.com.br (Registro PTR)

O problema neste caso, é que quando você faz um ping para um endereço IP, você não consegue ver o nome relativo à este Host. Para isso, você tem que fazer um ping -a 192.168.0.10. Desta forma, você verá o nome do Host com este IP. Para que o ping -a retorne o nome, a Zona DNS deve estar configurada.

Para servidores de E-mail na Internet, é importante que tanto o registro A quanto o PTR indiquem a mesma informação. Se o registro A indica que Server1 é 192.168.0.10, então o PTR deve indicar que 192.168.0.10 é Server1. Em um ambiente interno, você pode ter a Zona Direta e a Reversa configurada em seu servidor DNS interno. Porém, na Web, quem hospeda essa Zona Reversa é o seu provedor de Link de internet, ou seja, a emrpesa que lhe entregou os links.

Agora, vamos fazer uma verificação bem simples e rápida de DNS Reverso. O domínio que utilizaremos para esta verificação é uol.com.br. Para iniciarmos, vamos verificar quem são os servidores MX do domínio uol.com.br. Para isso, utilizaremos a ferramenta nslookup:

NSLookup

Com a consulta acima, podemos verificar que o MX do domínio UOL é o servidor mx.uol.com.br (Isso não quer dizer que este é o único servidor habilitado à enviar mensagem por esse domínio, e sim que este é o servidor que vai receber mensagens para este domínio. Falaremos sobre isso nos próximos Posts, mas para este caso, utilizaremos este servidor)

Pudemos verificar também, que o IP deste host mx.uol.com.br é 200.221.29.129. Para que a configuração de DNS Reversa para este servidor esteja correta, quando fizermos um ping para 200.221.29.129 com parâmetro –a, deve retornar o valor mx.uol.com.br:

Ping

Conforme observado, o DNS Reverso deste servidor está configurado corretamente. Se você fizer este teste em seu servidor e retornar algo diferente, entre em contato com a empresa que forneceu o link de conexão e os IPs que você utiliza para que eles configurem corretamente o DNS Reverso.

Espero ter ajudado com mais esta dica.

Marcelo Nogueira.