Olá pessoal olha eu enchendo de novo, mas tudo com boa intenção!

A mais ou menos 1.5 a 2 anos pra cá o Governo em conjunto com a receita federal lançaram a Nota Fiscal Eletrônica, que esta substituindo a nota fiscal convencional, isso tudo pra fechar ainda mais as brechas possível de se burlar o fisco. Alcapone estaria mais sujo do que em 1973, se estivesse vivo !

NFE

Bem nessa brincadeira quem não pode investir em software que já contemple a emissão de suas notas fiscais dentro de seu ERP, ou seja, lá que tenha na empresa, o Governo disponibilizou o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica, um software em Java, funciona bem mas como todo e bom software tem alguns detalhes que não são postos em livros de pesquisa e em bases de conhecimento da WEB até agora!

Tendo encontrado de inicio vários problemas em hosts que possui o emissor e até mesmo perder informações das notas resolvi postar aqui a realização do backup eficiente e funcional do sistema. E dar toques sobre o tratamento de máquinas que você venha mexer um dia que tenha esse software.

Em alguns clientes meus emitem a nota através do emissor, o Tratamento dos hosts que tem este software deve ser revisto constantemente, pois há varias situações que podem gerar problemas com o emissor, a limpeza lógica da máquina com softwares de limpeza como o EasyClenear e ou CCLener não são uma boa, acabam por vezes fazendo que o executável seja removido do host.

Então essa já é a primeira dica, cuidado com as limpezas de temporários e arquivos inúteis do Windows.

Depois disso temos a questão de backup das informações geradas por este sistema emissor de notas, existe um botão de backup que supostamente realiza o backup full do sistema, supostamente mesmo por que não faz dependendo do numero de notas emitidas clientes cadastrados produtos etc, ele corrompe as informações.

NFE

Pra que tenhamos as informações de fato bacapeadas temos que realizar o backup individual das páginas do sistema, isso faremos da seguinte maneira.

Ao Iniciar o sistema pós selecionar o Emitente vamos em:
Notas Fiscais
Gerenciar Notas

NFE

Clique na Opção Pesquisar que é apresentado em tela

NFE

Será apresentado a tela com todas as notas já emitidas selecione todas, na imagem abaixo temos apresentada apenas uma nota pois estamos em ambiente de testes e não há varias notas, selecione todas e clique no botão exportar

NFE

Selecione o formato de saída da informação a ser exportada

NFE

Importante em optar por TXT, já aconteceram casos que exportando em XML o sistema se perdia para abrir a informação, mas sabíamos que a máquina esta com o sistema operacional comprometido e poderia ele ter interferido nesta questão isso não aconteceu com formato TXT.

NFE

Por padrão ele salva o arquivo já com o nome de onde esta sendo exportado estamos exportando notas fiscais e ele já assumiu este nome, então selecione o diretório para a devida exportação e clique no botão selecionar.

NFE

Pronto devidamente declarado o caminho é só mandar exportar.

O mesmo procedimento serve para realizarmos o backup das informações de:

Clientes
Produtos
Transportadora

As telas são extremamente parecidas e contem os comandos citados.

Recomendo que este procedimento seja realizado semanalmente.

Outra Parte a ser bacapeada são os arquivos em formato XLS que são as notas propriamente dita, o sistema ao carregar ele cria Duas pastas:

Database e DPEC

Estas pastas costuma ser geradas na mesma partição que o emissor esta sendo executado, como Disco C: ou em disco D:

Estas duas pastas junto com a pasta Criada por nos para a exportação dos arquivos devem ser quinzenalmente gravadas em CD pra manter a confiabilidade das informações,lembrando que são as notas de saída da empresa que estão em jogo.

Espero ter sido util !!!!