Salve salve galera Geek!

Chegou a hora heim, você já se considera capacitado pra tocar o seu próprio negocio.

Quantos de nós já fez esta afirmação pra nós mesmos, acredito que muitos fizeram outros milhares farão, só que nem tudo meus caros, é da forma que imaginamos que seja.

De 100 empresas abertas 70 fecham antes de completarem um ano, isso se da ao mau gerenciamento e preparo dos empreendedores.

Em uma busca rápida e concisa na web acharemos diversos artigos inclusive do SEBRAE sobre a abertura de uma empresa, mas nenhum especifico a nós da área de informática por isso que nós do Blog da TI criamos esta categoria pra tentar ajudar-los e nos ajudar também já que você esta convidado a comentar e fazer deste um fórum de idéias e experiências.

Pessoal antes de ir ao que interessa, gostaria de deixar claro alguns aspectos:

1º Investimento e gastos.
Nem tudo o que sai do bolso da empresa é gasto vamos tomar cuidado com isso, boa parte do seu dinheiro é dado como investimento e não gasto. Exemplo:

Eu não gasto com ferramentas eu invisto em ferramentas.

2º Não abrace o mundo
O mundo não cabe na palma da mão, não queira fazer de tudo, não seja um pato meu caro.
Defina bem o escopo de atuação da sua empresa, conheça as suas limitações e o que de fato você esta capacitado a fazer.

3º Cuidado com os amigos e parcerias propostas.
Uma coisa é você ter uma parceria, onde as partes fazem o seu papel de acordo, outra é um espertalhão aproveitar de você. Muitos vão querer usufruir do seu esforço propondo parcerias, e/ou sociedades onde normalmente você sai em desvantagem, mesmo depois de 5 anos no mercado, muitos querem fazer isso comigo, acredite são os mais próximos.

Bem já “falei” demais, vamos trabalhar!

Observação: pra que este não fique extenso de mais, e percamos tempo, vou colocar links externos para que você tenha um maior detalhamento do que é alguns ponto citados neste post.

De agora em diante, vamos nos atentar a tudo o que nos rodeia, não deixem que nada mude, desvie ou ofusque o objetivo final da sua empreitada.

A primeira coisa que vamos fazer é um plano de negocio. Se você não sabe o que é isso consulte no Wikipedia

Podemos fazê-lo de varias e variáveis formas, a melhor que eu encontrei foi com auxilio do SP Plan. Este é um software Freeware disponibilizado pelo SEBRAE Brasil. Infelizmente este não roda no Linux, tentei com o Wine, mas como o Wine também não ajuda muito, só no Windows mesmo!

Este software é intuitivo e de fácil preenchimento. Vamos então realizar o download e o preenchimento do plano de negócios. Existe no site do SEBRAE, um passo a passo de como fazer o seu plano de negócio. Pessoal, ressaltando que o foco aqui é uma empresa de informática e não uma loja de R$ 1,99. Cuidado com o que você vai ler no site do SEBRAE, se não a sua cabeça vai bagunçar mais ainda. Clique aqui e veja o passo a passo

Bem, neste primeiro momento, vamos criar o nosso plano de negócio com atenção e foco. Na próxima semana, trataremos dos passos seguintes da nossa empreitada. Até lá, defina bem o seu scopo de trabalho, conheça bem as suas habilidades, e faça o seu plano de négocio.

Até Lá!!!