Sim, já ouvi falar de Scrum é a nova modinha, a metodologia onde não tem planejamento, não tem documentação, nunca entendi por que esse pessoal gosta tanto de post-it, tem uns até que andam prá cima e para baixo com um baralho na mão. Só queria descobrir o que essa sigla significa.

Se você também viu / ouviu falar do scrum, tem uma opnião semelhante, e também gostaria de saber o que significa essa sigla eu vou revelar: Software Creation Revolutionary Unified Modelling.

Pronto agora que já matou a curiosidade, vamos ver o que essa metodologia julga ter de tão revolucionária assim.

Acredito que, para entender o Scrum é preciso entender o movimento Agile.

Não, não estou me referindo ao carro da chevrolet, mas sim ao movimento agilista, este é quase uma religião, tem seus fanáticos, seus hereges, e o equivalente aos católicos não praticantes. Mas o que essa religião prega? Vamos à sua tábua dos mandamentos: O Manifesto Ágil. (Tradução Livre)

Manifesto for Agile Software Development

Nós estamos descobrindo formas melhores de desenvolver
software fazendo isto, e ajudando outros a fazer.
Através deste trabalho, chegamos a estes valores

Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
Software funcionando sobre documentação compreensiva
Colaboração com o cliente sobre a negociação de contratos
Responder a mudancas sobre seguir um plano

Isto é, enquanto há valor nos itens na direita, nós valorizamos mais os itens na esquerda

Ok, quem se lembra das aulas de português do colegial? Ou até mesmo do cursinho? Alguns gostavam de estudar por conta, para falar a verdade eu nunca entendi, sempre fui muito lógico, estou falando de poesia, mais explicitamente dos sonetos.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Mas que diabos um soneto tem em comum com o manifesto ágil? Pois é, como eu disse sempre fui muito lógico, e tudo o que eu guardei na memória sobre os sonetos, é em relação à sua estrutura:
-Ele é composto por dois quartetos e dois tercetos, sendo que o último dele s é a chave de ouro. A chave de ouro é como uma chave decriptografadora do poema, é à luz dela que este deve ser lido.
Pois bem, toda essa volta no mundo para chegar a isto! Eu acredito que o último parágrafo do manifesto seja a sua chave de ouro! Ou seja para entender o manifesto ágil, é necessário lê-lo com a lupa desta frase:
Isto é, enquanto há valor nos itens na direita, nós valorizamos mais os itens na esquerda
Pois bem, vou deixar para vocês a releitura e interpretação do manifesto, vale gastar um tempinho, vamos lá, dê um PageUp e releia o manifesto antes de continuar o post. Eu espero!

Voltando ao Scrum

Agora que entendemos, ao menos superficialmente,  a forma como os tais agilistas pensam, vamos ao scrum, o que seria este? onde ele se encaixa? qual o seu objetivo?

Definição:
Scrum é um framework empírico para gestão de projetos que visa entregar de forma iterativa produto com valor de negócio maximizando o retorno do investimento.

Definição da definição:
Esta definição é muito densa! Vamos tentar melhorar!

1- Framework: Notem que scrum não é uma ferramenta, é um framework. O que isso quer dizer? Scrum não vai lhe dizer como fazer as coisas! Apenas vai fornecer guias, na forma de Artefatos, Cerimonias e papéis, para nortear o esforço de desenvolvimento.
2- Empírico: Baseado na experiência, na adaptação, avaliando erros e acertos. O seu processo se moldará ao longo do próprio projeto. Para se ter este processo empírico são necessários três pilares: Transparência, Inspeção, Adaptação.
3- gestão de projetos: O foco do scrum é na gestão de projetos, não é arquitetura de software, não é engenharia de software! Ele não vai ajudar a responder estas questões!
4- iterativa: Esta é a característica chave dos processos ágeis em contrapartida aos processos cascata. Gostaria de frisar que esta iteração é bem difernete da iteração do rup, por exemplo. Em todas as iterações é necessário que seja entregue algo com valor real de negócio, as iterações devem ser curtas, no máximo um mês de calendário.
5- valor de negócio e ROI: A acho que esta é principal diferença entre a visão tradicional de projetos e a visão ágil do scrum. Segundo o PMI um projeto bem sucedido é um projeto que atinge seus objetivos de escopo, prazo, custo e qualidade. Segundo o scrum um projeto bem sucedido é aquele que tem seu ROI maximizado.
Acho que seria possível escrever um artigo inteiro sobre cada um destes cinco tópicos. Mas ainda não é o objetivo! vamos adiante!

Como eu disse no tópico 1, o scrum é formado por Artefatos, Cerimonias e Papéis. Vou discorrer um pouco sobre estes três itens, pois eles formam a mecânica do scrum, a sua forma aparente.

Cerimonias (Timebox)

Sprint
Sprint é a iteração, é um ciclo que dura de 2 a 4 semanas, onde todo o trabalho é desenvolvido

Sprint Plaining
È uma reunião de planejamento, onde é definido o objetivo da próxima sprint, e as tarefas necessárias para alcançar este objetivo.

Release Plaining
É o planejamento do release, onde é definido quais são os requisitos que devem ser entregues na próxima release.

Daily Scrum
Reunião diária de sincronização, onde o time alinha o andamento da sprint, quais tarefas cada um fez, quais pretende fazer e quais problemas ocorreram

Sprint Review
Reunião onde o produto fruto da sprint é demonstrado.

Sprint Retrospective
Reunião de adaptação onde é revisto o que aconteceu na sprint, é discutido o que foi bem, o que precisa ser melhorado, e como alcançar esta melhora

Artefatos:

Product Backlog
O product backlog é uma lista de requisitos, ordenada de forma a conter os itens com maior valor de negócio no topo. Os itens do topo também devem estar menores, mais detalhados.

Release Burndown
O Release burndown é um gráfico que mede, ao longo das iterações, quanto trabalho falta ser terminado para que o release possa ser entregue.

Sprint Backlog
Sprint backlog é uma lista de tarefas necessárias para transforma os requisitos da sprint atual em produto que pode ser efetivamente entregue.

Sprint Burndown
Sprint burndown é um gráfico que mede ao longo dos dias, em horas, quanto trabalho precisa ser feito para que a sprint atual seja entregue.

Roles:

Product Owner
É o responsável por manter o product backlog, é o responsável por maximizar o retorno do investimento!

Scrum Master
É o gerente do processo! Reponsável por manter o scrum em boa forma, e por remover impedimentos ao processo.

Team
É o gerente do projeto e os desenvolvedores do projeto. São responsável por auto-gerenciarem, e pro efetivamente fazer todo o trabalho necessário.

Scrum é isso! Fim!

Ué? Cadê os post-it? Cadê o baralho? E a documentação? Ouvi falar que tem também uns cartões com histórinhas do usuário? voce não falou nada sobre elas!

Pois é, todas estes estereótipos não fazem parte do scrum, são apenas utilizações comuns em algumas equipes.
O baralho por exemplo é utilizado para fazer o planning poker, uma forma de estimativa, mas poderia ser utilizado use case point, ou function point. Como foi dito, o scrum não é uma metodologia, ele não vai te dizer como fazer as coisas!
Se você conseguiu chegar até aqui, não espero que os preconceitos tenham sido perdidos, ou que você tenha se tornado um fanático por scrum, não espero que você termine de ler este post e vá se matricular num curso de scrum. O que espero é que tenha conseguido entender um  pouco mais sobre a forma como os agilistas veem o mundo, e um pouco melhor sobre a estrutura e funcionamento do scrum.

Um abraço e até a próxima semana.

ps: Não!! Scrum não é Software Creation Revolutionary Unified Modelling. Scrum não é uma sigla! Scrum vem de uma jogada do rugby! bizarro né? talvez se tivesse nascido no Brasil se chamaria drible da vaca…. Para ilustrar essa bela jogada eu coloquei a imagem abaixo, normalmente a jogada é feita por uma duzia de brucutus, mas vocês irão convir que a ilustração é mais digamos, interessante.