Olá pessoal!!

Nesse artigo rápido, gostaria de deixar uma dica para o dia-a-dia dos DBAs.

Como bons profissionais que somos, ou tentamos ser, sempre temos uma política de backup e testes de restore bem definida, e principalmente, que colocamos em prática. Porém, não é só em momentos críticos ou de crash total, que precisamos restaurar um backup.

Existem também aqueles momentos em que acontecem alguns problemas nos dados do banco de dados e necessitamos restaurar uma única tabela com seus dados. E geralmente, os 2 maiores problemas para se restaurar um backup, é espaço e tempo. Imaginem ter que esperar 6 horas para restaurar um banco de dados de 600 Gb, além disso, qual o servidor que teremos uma área de 600 Gb livres assim, de uma hora pra outra. Pois é, isso é um problema que enfrentamos no dia-a-dia.

A RegGate tem uma ferramenta que nos ajuda, e muito, nessas ocasiões, o SQL Object Level Recovery Native.

Na ferramenta, você seleciona o arquivo de backup:

A ferramenta irá mostrar os backups que estão armazenados nesse arquivo:

Depois de ler o arquivo, ele irá listar todos os objetos do banco de dados backupeado:

Agora é só selecionar o(s) objeto(s) que você quer restaurar, e clicar no botão Recovery objects…. Ele irá perguntar em que servidor/database você quer restaurar e pronto!!!

Existem também outras ferramentas de mercado que nos trazem muitas facilidades em se trabalhar com o arquivos de backups do SQL Server. Eu recomendo a leitura do artigo do DBA e meu grande amigo Silas Mendes. Para acessar o artigo, clique aqui.

Um abraço e até a próxima