Olá pessoal!!! Nesse artigo, como diria o ditado, “vamos matar 2 coelhos numa só cajadada”.

Pois é, realizaremos a intalação do MySQL e PostgreSQL no Windows, numa tacada só. Mas por quê assim de uma vez? Simples, pela praticidade. Nós poderíamos baixar os instaladores de cada banco de dados no site da MySQL e PostgreSQL, e realizar a instalação de cada um separadamente, porém para administração, teríamos de instalar o phpMySQLAdmin e phpPgAdmin. Como eles foram desenvolvidos em PHP, para rodar no windows, é necessário instalar o Apache (servidor web para PHP). Dessa forma, criaram um pacote chamado Apache2Triad, que realiza a instalação do Apache, MySQL, PostgreSQL, phpMySQLAdmin, phpPgAdmin entre outros serviços.

Então, vamos lá!!!
O primeiro passo, é baixar o instalador do Apache2Triad.

Após baixar, execute o instalador. Aparecerá a seguinte tela:

Recomendo que deixe todas as opções marcadas, pois assim todos os pacotes necessários serão instalados.

Em seguida clique em Next.

A tela seguinte, solicita que seja definida a pasta de instalação. Clique em next para aceitar a sugestão c:\apache2Triad. Clique em Next

Agora iremos digitar a senha global para os pacotes que serão instalados. Essa senha também servirá para um usuário que será criado pelo instalador.

Após, aparecerá o termo de licenciamento dos softwares. Concordando, clique em I agree, para continuar a instalação.

Agora o instalador irá instalalar todos os arquivos necessários, criará um usuário do windows e os serviços necessários. Para ver detalhes da instalação, clique no botão Details.

Após aparecerá uma mensagem, clique em OK. Depois de abrir e fechar algumas telas, abrirá uma tela, solicitando a senha que foi informada no início da instalação, conforme segue abaixo. Após digitar a senha, tecle Enter

No final, será solicitado para rebootar a estação ou servidor.

Após reiniciar, clique em Iniciar, vá até Apache2Triad e clique em Apache2TriadCP (Painel de controle do Apache2Triad)

Esta é a tela do Painel de Controle do Apache2Triad. Para entrar nos painéis de controle do MySQL ou PostgreSQL, é só clique em MYSQL ou PGSQL. LEMBREM-SE, o usuário para acesso é root e a senha, é aquela que vocês digitaram durante a instalação.

Sugiro que acessem o painel de controle para irem se acostumando com as interfaces, pois usaremos muito esses painéis, durante nossos projetos e tutoriais.

Um abraço e até o próximo artigo