Olá pessoal!!

Nesse meu primeiro artigo aqui no BlogdaTI.com.br, estarei abordando uma área muito importante e que cada vez mais, vem crescendo e tendo sua importância reconhecida dentro de TI, Banco de Dados. Procurarei não seguir somente um banco de dados específico, como Oracle ou SQL Server, mas também abordar outros que existem no mercado, e que fazem parte de nosso dia a dia.

O que é banco de dados

O que é banco de dados

Então, vamos lá!! O que é banco de dados??
Banco de dados é tudo aquilo que organizamos, em uma estrutura regular, que queremos em algum momento, guardar, consultar e/ou reorganizar. Em TI, normalmente um banco de dados, agrupa registros utilizáveis para o mesmo fim, possibilitando, um ambiente adequado para armazenamento e recuperação de informações.
Usualmente, o banco de dados é gerenciado e acessado através de um ou mais softwares, mais conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), mas também pode ser acessado por outros softwares, para gerenciamento das informações ou dados ali armazenados.

Existem alguns modelos no histórico de banco de dados:

– Modelo hierárquico. Os dados são organizados hierarquicamente em uma estrutura de árvore, através de ligações de tal modo que cada dado possua apenas um possuidor. É muito comum utilizar quando construímos uma árvore genealógica familiar.
– Modelo de redes. Os dados são organizados em uma estrutura de grafos direcionados, permitindo que várias tabelas seja usadas através de apontadores (referências).
– Modelo relacional. Surgiu em 1970 e é o modelo padrão atual. Diferentemente dos modelos hierarquico e de rede, não existe qualquer apontador, pois toda informação tem que ser representada como dados. Para garantir um modelo relacional, precisamos de uma coleção de estrutura de dados, nomeados relacionalmente ou informalmente em tabelas.
-Modelo orientado a objetos. É um modelo mais recente e com grande tendência. É impulsionado pela programação que segue o conceito de orientação a objetos.

Hoje, existem no mercado, diversos SGBDs com características diferentes, pra todos os gostos e bolsos. Entre eles MySQL, PostgreSQL, Sybase, DB2, SQL Server, Oracle, Firebird, FoxPro, dBase, Access entre outros. Estarei na medida do possível abordando a maioria desses exemplos nos artigos seguintes.

Qualquer dúvida, sugestão, elogio ou crítica, fique a vontade para se comunicar comigo através do e-mail leolopes@blogdati.com.br